Como montar seu negócio próprio online – Conceitos super básicos que muitos ignoram e por isso, fracassam!


Olá pessoal, tudo bem?

Aqui é o Elcio da PipocaWeb

Bom, tenho observado muitos empreendedores online tentando ajustar seu negócio sem ter conhecimento básico de Marketing.

E sem conhecimento básico de Marketing você pode estar fazendo SPAM!

Entenda SPAM como uma propaganda não autorizada, geralmente num meio em que você não quer receber nenhuma oferta ou pior ainda, alguma oferta que não faça nenhum sentido para você.

Como pode perceber a linha entre uma boa oferta e um SPAM é muito tênue.

Com base nisso, achei importante criar uma série de vídeos sobre Como Montar seu Negócio Próprio Online Estruturado falando sobre o básico do básico.

E nesse vídeo falarei sobre as Etapas da Compra.

Não se sinta sozinho nesse assunto tá? Saiba que neste momento, estamos em março de 2016, estou prestando consultoria paga e presencial a duas pequenas empresas offline que também precisarão desse conteúdo. Pois é!

Então vamos lá!


ETAPAS DA COMPRA

A primeira coisa a fazer é saber se seu produto desperta uma compra por impulso ou uma compra planejada. Entender isso será fundamental no momento da criação das suas campanhas de marketing e principalmente para diminuir sua ansiedade em relação as suas vendas.

Vamos as definições:

Compra por impulso – Aquela em que o cliente é MAIS tocado pela emoção – Estou utilizando a palavra MAIS porque no momento da compra você tem também um pensamento planejado. O impulso está decidindo a compra mas ao mesmo tempo você também está pensando se aquele investimento irá te trazer alguma dificuldade financeira no futuro.

Acontece que para alguns produtos você tem mais característica de um tipo de compra do que em outros produtos.

No caso de uma compra por impulso podemos exemplificar como: uma roupa numa vitrine, um par de sapatos, uma pipoca no cinema, etc

Já a Compra planejada – É onde o cliente é MAIS movido pela razão, análise, comparação. Como a decisão de compra de um carro, de um plano de saúde, de alguns tipos de cursos, etc

Aqui vai uma Informação bônus para os empreendedores online, baseados em marketing de afiliados (como eu sou também).

Existem infoprodutos (aqueles que estão no Hotmart como eu disse no meu último vídeo) que tem uma pegada mais de compra por impulso do que outros. Pois é!

Por exemplo, cursos de emagrecimento (apesar de se classificarem de uma forma geral em compra planejada, é um nicho que possui uma boa dose de compra por impulso).

Enquanto que cursos de marketing digital, estes do nicho de “como ganhar dinheiro na internet”, já são muito mais direcionados para uma compra planejada, pois o cliente tem mais fatores externos a considerar. Ele vai ter que dedicar tempo e investimento em ferramentas, vai ter que abrir mão de algumas atividades sociais, pois é a decisão de montar um negócio próprio online, ou offline.

Então ele sabe que vai ter algum tipo de impacto se ele estiver num emprego tradicional, com pouco tempo disponível, ele vai se deparar talvez com a descrença da família e dos amigos e etc.

Portanto meu amigo empreendedor, você que já tem um negócio próprio online, rodando automatizado, gerando um faturamento constante, um trabalho honesto e de muitos sacrifícios, meus parabéns! Você é um guerreiro e merece todo sucesso, pois sei o que passou para chegar até aqui!


Bom, independentemente de onde estão classificados seus produtos digitais, você precisa necessariamente planejar sua estratégia.

Aqui vai uma pincelada do que você vai precisar, anota aí:

  • Você vai ter que entender quem é seu cliente (comportamentos e interesses)
  • Uma vitrine virtual para você expor seu produto e seus benefícios
  • Você vai ter que pensar com calma nos textos e títulos persuasivos
  • Escolher imagens ou vídeos apropriados e até cores precisam ser estudadas
  • Argumentos que derrubem as objeções

Percebe que isso é Marketing?


Bom, se você consegue detalhar bem esses tópicos, tenha certeza que você está no caminho certo! Esgote todos eles, pense com calma, escreva tudo que descobrir sobre seu cliente, seus interesses, seus comportamentos. Escreva tudo que sabe sobre seu produto, seus benefícios e porque ele é a solução que seu cliente espera.

Faça esse exercício com calma, pois geralmente ele é feito apenas agora, apenas uma vez, e se ele estiver errado tudo daqui pra frente corre o risco de dar errado. Portanto não tenha pressa, tenha orgulho do seu trabalho.

Essas são as ETAPAS DA COMPRA, e recomendo que só depois de esgotar esse estudo, você passe para o próximo artigo onde falarei sobre as ETAPAS DA VENDA, que é outro assunto super básico que muitos ignoram ou deixam de analisar por achar desnecessário na hora de montar seu negócio próprio online… Mas isso eu falo com mais detalhes no próximo artigo.

Um grande abraço e até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *